Uma dupla perfeita!
Nas últimas 3 semanas e meia tive oportunidade de passar uns dias por terras minhotas! O ano passado já tinha aproveitado uma maravilhosa estadia em Monção, desta vez juntei outra vila a esta, Melgaço. Uma maravilhosa rota por localidades tão próximas mas mesmo assim muito distintas!
Começando por Monção, fiquei instalada numa pequena aldeia chamada Valadares a cerca de 12 km do centro de Monção. O ano passado tive melhor sorte pois fiquei hospedada numa pequena pensão na Praça Deu-La-Deu que me deu oportunidade de visitar todo o património histórico desta pequena vila raiana portuguesa! Mesmo assim aproveitei o sossego de Valadares, com um café central onde eu e os meus colegas paravamos muitas vezes para tomar algo fresco, uma pequena aldeia muito quieta o que dá um paz interior fenomenal! No último fim-de-semana que lá estive aproveitamos para fazer um pouco de Geocaching e fomos até à pequena igreja da Nossa Senhora da Graça, uma subida enorme que nos custou um pouco a fazer mas a qual a vista compensou totalmente! Fui ainda à Festa do Alvarinho pelo segundo ano seguido, uma festa animada, optima para os amantes de vinho alvarinho (que é sem dúvida o meu caso) e as pessoas são super simpáticas e mesmo nós não sendo de lá fomos sempre recebidos com muita hospitalidade e simpatia! É sem dúvida uma terra que guardarei sempre no meu coração!
Melgaço é tão diferente de Monção... ficamos hospedados numa pousada da juventude que sendo aquilo que é não apresentava más condições. Porém notasse uma mudança de caracter brutal entre a população de Monção e de Melgaço, onde num lado fomos tratados com máxima simpatia no outro foram bastante maus anfitriões. Porém nada está perdido, a vila têm um património muito bonito mas notasse que o local é mais "urbanizado". Enquanto em Monção podemos ver ruelas estreitas, casinhas pequeninas cheias de flores, em Melgaço vemos prédios, estradas, uma espécie de mini cidade.
Em todo o tempo que tive pelo Alto Minho não pude deixar de ir a Castro Laboreiro, uma viajem um pouco longa desde Melgaço até lá, mas com paisagens lindas cheias de vegetação, afloramentos graníticos lindissimos, vastas cadeias montanhosas e um ar puro que é capaz de apaziguar qualquer alma que passe maior parte do ano numa cidade como Lisboa!
Para terminar gostaria de dar duas sugestões para quem quiser visitar Melgaço, primeira: o parque de campismo! É maravilhoso, cheio de árvores, pequeno por isso é sempre melhor fazer reserva antes, com preços super super acessiveis, têm ao nosso dispor uma serie de actividades fantásticas (entre elas Rafting no rio Minho) e também uma pequena sala de convivio com fichas, frigorifico (algo que nunca vi em nenhum parque de campismo por onde passei), não deixem de passar pelo site do parque de campismo para ver as condições e preços. A segunda sugestão é a de um restaurante, perto do parque, onde fomos super bem recebidos! Fazem descontos de grupo óptimos e uma coisa é certa ninguém saí mesmo de lá com fome! Chama-se Buffalo, vejam a página no facebook!
