Un peu de culture
Como disse no meu post anterior a última viajem que fiz, fez-me passar por Paris, apesar de ter estado a maioria do tempo na Disney (ver post anterior) ainda deu tempinho para um pouco de cultura e para além de passarmos em frente à Catedral de Notre Dame, ainda vimos a torre Eiffel de perto e entramos no museu do Louvre. Na altura ainda não sabia para que faculdade tinha entrado, sim eu fui de viagem no verão antes de entrar na faculdade, mais tarde soube que tinha sido colocada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Arqueologia e sei que se hoje voltasse ao museu iria olhar para tudo aquilo com outros olhos.
Como já tinha referido, esta foi a minha terceira vez em Paris, das outras era muito pequena mas ainda há momentos que me lembro. Aconselho vivamente a irem lá com tempo, apesar de 3 dias serem suficientes se bem planeados, uma das coisas que mais gostei de fazer e acho que é um ponto que não se pode deixar de cumprir é a subida à Torre Eiffel, lá de cima temos uma vista espectacular sobre a cidade, e apesar de ser um pouco cansativo (sim, porque não há elevador mesmo até ao último andar) vale muito a pena.
Outra actividade que eu não posso deixar de focar é o passeio de barco pelo rio Sena, é uma forma de ver a cidade de outra perspectiva, e se tiverem possibilidades de fazer o passeio com almoço/jantar incluído, é perfeito.
Desta vez cheguei a passar perto do Arco do Triunfo, porém não entrei, como fiz à uns anos. Não achei nada de especial, mas claro vale a pena ir se quer mesmo conhecer a história da cidade. A Catedral de Notre Dame é um dos monumentos em que nunca entrei, está sempre uma fila à porta o que me leva a pensar que talvez valha a pena, porém não penso voltar lá tão cedo, a menos que o meu namorado queira.
Falando do museu do Louvre é um sítio enorme cheio de cultura e magnifico! Tive muita pena de só ter conseguido visitar metade do museu (porque iamos apanhar o avião nessa tarde), mas o pouco que vi fascinou-me, tanta arte, tanta cultura, tanta sabedoria num só lugar. Se voltar a Paris será certamente por causa deste museu. As entradas não são caras, pensei que fossem muito mais e compensa!
Em termos de cidade Paris é uma cidade escura, até no Verão, e suja, pelo menos é essa a visão que tenho das vezes que lá fui. As pessoas geralmente não são muito simpáticas e se não souberem o básico de francês vai ser complicado pedir direcções, tendo em conta que muitos fingem não saber (ou não sabem mesmo) falar inglês.
A primeira noite que fiquei alojada em Paris, como fui de comboio de Londres até lá, fiquei num hotel perto da Gare du Nord, chamado Hotel d'Amiens. Um hotel de três estrelas com um óptimo serviço, wi-fi em todos os quartos, um desing muito agradável e um optimo atendimento, porém a localização não é a melhor, tendo em conta que fica a certa de 6 km da zona turística de Paris mas tendo o metro bastante perto do hotel é algo a ponderar, como sabemos os hotéis nos centros da cidade serão sempre mais caros.
Em relação ao metro, é sombrio, muito sujo e temos de ir preparados com um mapa das linhas se não nos queremos perder, saber qual a paragem que devemos sair, etc. Devemos ter sempre as nossas viagens muito bem planeadas, mapa dos locais, mapa dos metro e do comboio, reservas nos hotéis já feitas, a menos que queiramos correr o risco de dormir na rua, ou viver uma grande aventura!
